A sala de aula pode ser um ambiente estressante. Barulho, ansiedade e falta de concentração são apenas alguns dos ingredientes que podem transformar algo extremamente prazeroso – o aprendizado – em obrigação diária e pouco estimulante. Para o professor, o grande desafio é manter a harmonia, um ambiente acolhedor, saudável e instigante para os alunos. Muitos deles têm usado a meditação como ferramenta para aumentar bem estar e melhorar o relacionamento com os alunos – e entre os próprios alunos – e criar um ambiente mais propício ao aprendizado.

Em sala de aula, todos podem ganhar com meditação. Mas, o ideal é que tudo comece pelos professores. Ao praticarem a meditação, eles sentem os benefícios em si próprios. Ao estarem mais calmos e atentos, sentem-se mais centrados e prontos a enfrentar os desafios da sala de aula. Começam a ser mais pacientes, mais compassivos e sua harmonia interna acaba por contaminar positivamente os alunos. A partir daí, podem estender esse aprendizado para os estudantes.

Já para as crianças, a prática da meditação ajuda a cultivar habilidades para vida como: capacidade de foco, de atenção e de concentração. Além disso, são estimuladas qualidades do coração como empatia, compaixão, características que inclusive crianças pequenas, ao praticarem a meditação, podem exercitar.

Para introduzir o tema em sala de aula, existem muitas formas, com atividades lúdicas e muito atrativas para crianças de várias idades. Ter consciência no ato de respirar para acalmar traz mais concentração e faz com que os alunos encontrem mais harmonia.

E, ainda que para aprofundar essas práticas seja necessário um bom tempo de estudo e dedicação, começar é mais simples do que pode parecer. Se neste semestre que se encerrou você teve momentos de desconforto na sala de aula, seja por falta de automotivação ou porque os alunos pareciam fora de controle, é possível iniciar agora um projeto para que o segundo semestre seja melhor.

No dia 19 de agosto, a instrutora da MindKids, Daniela Degani, ministra um workshop voltado especialmente para professores que queiram aprender mais como usar as técnicas de meditação a seu favor e a favor dos alunos, para que o aprendizado seja mais lúdico e prazeroso. Faça sua inscrição antecipada e ganhe um desconto!